domingo, 31 de agosto de 2014

Fibromialgia: Lidando com a falta de informação



Já aconteceu comigo, de fazerem um comentário olhando uma foto:"Como está bem, difícil de entender a doença" _ as pessoas desconhecem. Na realidade, o sorriso por fora e a dor fazendo presença por dentro. Uma das melhores terapias, apesar da dor, manter o bom humor. Inquestionável "como", cada um tem sua fórmula. Acredite, ajuda ter alto astral e bom humor, ao contrário, a dor intensifica.
Viver é um grande motivo para sentir-se feliz, apesar dos percalços.
Desafiar-se a cada dia e mudar de acordo com as necessidades são "atitudes" que fazem a diferença.                                                          





http://blogfibromialgia.com/lidando-com-falta-de-informacao-das-pessoas/

http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/12000/fibromialgia-dor-nao-se-ve-dor-sente-se


Fibromialgia e Preconceito


Fibromialgia é um termo ainda desconhecido para maioria das pessoas leigas no assunto. Muitas vezes, fazem uma ideia errada sobre a Síndrome. Primeiro, não é uma doença. É causada por um problema “funcional” no cérebro, na receptação da serotonina, que tem como “protagonistas” responsáveis, os neurotransmissores. 

Apesar ainda não ter cura, é descartável o óbito como consequência. De forma alguma é contagiosa, mesmo assim, algumas pessoas percebem a disfunção neurológica e física como algo que mereça “evitamento”, criando falsas premissas e aludindo algo que não existe. Preconceituosamente, afastam-se.

Pode acometer qualquer pessoa, ninguém está livre de desenvolvê-la. Se faz necessário resguardar-se do preconceito, das reações negativas que a síndrome pode causar em terceiros quando em contato com o fibromiálgico. Afinal, que bicho de sete cabeças é esse? Algumas pessoas arriscam em dizer que é psicossomático. Querem adivinhar e terminam falando inverdades.

Tive uma experiência que mostrou que o ideal é não expor-se por respeito a nós mesmos. Precisamos nos expor? O melhor é resguardar-se para que possamos evitar situações de estresse por ausência de compreensão, onde devemos levar em conta que vivemos numa realidade estressante, em que as pessoas estão a cada dia mais presas no seu mundinho de aparências, egocêntrico e de grande pobreza intelectual, moral e espiritual.

Façamos a nossa parte, nos protegendo dos dissabores e procurando levar uma vida de qualidade, ao lado das pessoas que fazem a diferença. Seja na família ou fora dela, com pessoas que realmente vale a pena conviver, que agregam bons sentimentos e atitudes. Gente de verdade!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como vencer a Depressão.

Como vencer a Depressão? Não basta medicação, é preciso o autoconhecimento. Para que isso ocorra, é indispensável a intervenção de um profissional (psicóloga, psiquiatra ou psicanalista) que irá ajudá-lo a identificar as causas da depressão e conduzi-lo a uma resposta eficaz as consequências que refletem no estado emocional e físico. É preciso ultrapassar as barreiras emocionais e equilibrar as "necessidades" orgânicas do cérebro (serotonina e triptofano) para obter sucesso no tratamento.
Assista o vídeo abaixo, um programa de TV que aborda o tema:


https://www.youtube.com/watch?v=4QDSKzYOy9o

Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão.


O tema abordado no Programa Encontro com Fátima Bernardes foi Depressão. O psicanalista Dr. Francisco Daudth sugeriu o acesso ao vídeo "Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão" feito pela Organização Mundial da Saúde - OMS como forma de mostrar as limitações impostas pela doença e incentivar o tratamento através da procura de um profissional da área. 
Site https://www.youtube.com/watch?v=dFKsN9J0hTM

sábado, 23 de agosto de 2014

Concerto para uma só Voz



Concerto para um Verão - Fernando Lopez



"A música é o vapor da arte. Está para a poesia como o de­vaneio para o pensamento, como o fluido para o líquido, como o oceano de nuvens para o oceano de ondas. A música é o indefinido no infinito. "  - Victor Hugo

Fibromialgia: Um Depoimento 100% Verdadeiro



Passei por aqui hoje para dizer que estou bem! Continuo me cuidando como sempre, sem a ingesta de remédios  e  tomando diariamente 02 copos de suco de couve, um pela manhã em jejum ( 03 folhas de couve e um copo da água) e outro no final da tarde. Pode faltar qualquer coisa na geladeira, menos a couve.

Sinto dores somente quando exagero nas atividades diárias. Como fiz uma pequena reforma em casa, que durou duas semanas, cansei bastante, mas considerei tranquilo e normal. Até porque tenho um "bichinho carpinteiro" herdado dos meus pais (77 e 74 anos, vendendo saúde). O resultado compensa qualquer dor e cansaço, suportáveis.

Faço faculdade, acordo às 5 horas da manhã e começo o dia,com dor ou sem, levando em conta a realidade do fibromiálgico. Para quem tem dores insuportáveis, aconselho a mudar o ritmo de vida, optando por alimentação sadia e natural, exercícios físicos (mínimo 3x por semana, ideal é a caminhada), sucos naturais, principalmente o de couve (2x dia) puro e sem açucar. Procure ter uma vida tranquila, sem estresse, "mens sana in corpore sano" (mente sã num corpo são) e espiritualmente "zen". 

Pensamentos positivos e conversas sadias ajudam bastante. Nada de falar em assuntos polêmicos e tristes. Ser menos crítico, mais compreensivo perante as diferenças de opiniões e atitudes. Aceitar as pessoas como são, assim como desejas que os outros te aceitem. Quem planta, colhe. Se plantares coisas boas, e o que receberás, o inverso, da mesma forma. A vida é cíclica para todos, com os altos e baixos. É preciso aceitar, sem acomodar-se, os problemas que surgem, ficam mais fáceis de serem resolvidos.

Me sinto bem, estou feliz e isso é 100% verdadeiro, lembrando que a felicidade de todos nós é marcada por momentos. Ser feliz é um estado de espírito, é algo inerente ao nosso ser. Tudo que tenho feito desde fevereiro de 2014, tenho postado aqui, a fim de compartilhar com todos as minhas experiências e conquistas. Se alguém tiver alguma dúvida ou precisar conversar, favor encaminhar um e-mail que será prontamente respondido.

Grande  abraço astral

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Relembrando: Coragem para recomeçar todos os dias

Na estrada do tempo, peregrino na busca do meu melhor como pessoa e das
possibilidades de viver bem. Quando se quer, pode ser possível, ninguém
disse que seria fácil. 
É preciso sobreviver as intempéries do tempo de convalescença. Uns dias
de sol, outros, tempestade. São cíclicos, vitais, inerentes ao ser humano,
sobrevive-se. Coragem para recomeçar todos os dias e ainda esboçar um
sorriso da alma, estampado na face, retribuição de amor pelos que amamos.
Isso é viver!!!

Fibromialgia: Cura pela Natureza

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/07/suco-de-couve-trata-e-ameniza-as-dores.html


A fibromialgia é uma doença difícil de ser tratada.

Ela é na verdade uma síndrome, ou seja, um mal que apresenta vários sintomas.

O principal deles é a dor crônica que atinge vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. 

É uma patologia que ataca mais as mulheres: 90% das vítimas são mulheres entre 35 e 50 anos.


Ela pode ter como causa fadiga, distúrbios do sono, depressão e ansiedade.

A causa real da fibromialgia, porém, é muito controversa ainda.

O que se observa é que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar relacionados com a doença..

Sintomas

* Dor generalizada e recidivante

* Fadiga

* Falta de disposição e energia

* Alterações do sono que é pouco reparador

* Síndrome do cólon irritável

* Sensibilidade durante a micção

* Cefaleia

* Distúrbios emocionais e psicológicos

O tratamento natural da da fibromialgia prioriza uma melhora do estado emocional, o uso de vitamina D (sol e suplemento), a prática de exercícios físicos e da acupuntura.

Um excelente remédio caseiro para fibromialgia é o suco de laranja com couve.

A couve é, na realidade, o segredo da receita, pois ela é rica num ingrediente muito importante para o bom funcionamento do corpo: o magnésio.

Só para você ter uma ideia da importância desse mineral, ele é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, pois participa de mais de 300 reações bioquímicas do organismo. 

A couve ainda é rica em vitamina B5 ou ácido pantotênico.

A vitamina B5 age em muitos distúrbios, como perda de cabelo, alergias, estresse, ansiedade, doenças respiratórias e problemas cardíacos.

Além disso, essa vitamina ajuda a melhorar a imunidade, a osteoartrite, atenua sinais de envelhecimento, aumenta a resistênci, combate infecções, diabetes e doenças da pele.

A vitamina B5 ainda atua em problemas mentais, como ansiedade e estresse.

A couve também é boa fonte de cálcio, ferro e fósforo e das vitaminas A, B e C, que ajudam a tonificar os músculos, fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea, aumentar a energia e desintoxicar o organismo.

Vamos aprender a receita do suco que é excelente tratamento contra a fibromialgia?

Anote: 

INGREDIENTES

1 copo de suco puro de laranja 

2 folhas de couve

MODO DE PREPARO

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem coar.

Recomenda-se tomar este suco duas vezes ao dia, uma em jejum e outra ao final da tarde.

Este remédio caseiro deve ser tomado diariamente e, em aproximadamente 1 mês, a pessoa se sentirá melhor.

Uma boa dica é, ao sair, levar as folhas de couve lavadas e picadas dentro de um saquinho e, quando for a uma lanchonete ou a um restaurante, pedir para batê-las com o suco puro de laranja. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fibromialgia e Viagem: Terapia para as emoções!

Estivemos em Maceió, na Praia do Francês, e não foi surpresa algumas dores terem desaparecido, pois o clima é quente e seco. O corpo agradeceu! Pude fugir do frio aqui do sul, onde a temperatura foi a 4 graus.
A única coisa desagradável, porém inevitável, é o dia da viagem, estressante, ainda mais quando o voo não é direto e temos que fazer paradas ou conexões, torna-se cansativo, mas nada que depois não se recupere com uma boa noite de sono e um amanhecer no Olimpo com um café repleto de iguarias regionais.


                                                   Praia da Pajuçara

Aproveitamos para conhecer Olinda e Recife em Pernambuco, Estado vizinho de Alagoas. Locamos um carro e realizamos um belo passeio, embora cansativo,em dois dias, oportunizando também, encontrarmos amigos em Recife. Passamos por Porto de Galinhas, belo cenário, centrinho movimentado e descontraído. Bela pedida para algum momento!



Porto de Galinhas


Próximo a Praia do Francês, a 3 km, fica a cidade de Marechal Deodoro. Fomos conhecer a pacata cidade, onde nasceu o Marechal Deodoro, primeiro presidente do Brasil. Visitamos o Museu que guarda um pouco da história familiar e feitos. 



A mobília, abaixo, guarnecia a casa do Marechal Deodoro,mesmo lugar onde é o Museu.






Lagoa Manguaba



Posteridade: O arco-íris


As casas destacam-se por serem antigas e multicoloridas.


                                                 Palácio Provincial

Praia do Francês


A praia do Francês é muito bonita e acolhedora. Não é muito extensa, mas na medida certa para relaxar e fazer uma boa caminhada a beira mar. Mesmo sendo inverno nesta época do ano, faz um calor agradável e no final do dia ou a noite costuma chover, os aguaceiros.
Na praia, embora a água do mar estivesse agradável, ainda senti um pouco fria, evitei entrar. Mas me atrevi a entrar na piscina, pois queria nadar. A água não estava morna, fria, mesmo assim, arrisquei algumas braçadas, muito pouco, porque não tenho resistência. Ainda prefiro a água morna, é mais agradável e prudente.


Durante a estada procurei uma massoterapeuta, e fiz uma massagem relaxante,ótima! Não fiquei dolorida. A massoterapeuta ensinou uma técnica que se chama EFT - Emotional Freedon Techniques. Técnica parecida com a acupuntura, sem agulhas, acupuntura emocional, que consiste em toques com as pontas dos dedos nos pontos meridianos, vitais, por onde passam energias. Serve para nos livrar de certos incômodos como: dor, medo, ansiedade, etc. Vale a pena dar uma olhada no site http://www.eftbr.com.br/. Baixei o manual da EFT, é gratuíto.

Fizemos uma longa caminhada da Praia do Francês a outra praia, na Barra de São Miguel pela beira mar. Foram 1h50m de caminhada, com uma chuva fina que pegamos no caminho, mas valeu a pena! A foto abaixo registra as primeiras construções chegando na Barra de São Miguel.


Uma viagem é tudo de bom, ainda mais para nós fibromiálgicos, o descanso e o relax junto a exuberante natureza, belas paisagens repletas de coqueirais, água verde e límpida e a sinfonia das ondas. Uma delícia!
No retorno da viagem, fizemos conexão em Brasília. Tínhamos três horas de espera para o próximo voo para Porto Alegre, e como não conhecia Brasília, aproveitamos para fazer um "tour", rápido, pela cidade em uns oito pontos turísticos.O clima é quente, seco e uma sensação de abafamento. Brasília não me deixou empolgada como Maceió e Pernambuco, mas considerei importante a passagem pela cidade, fazendo registros fotográficos de monumentos que fazem parte da nossa história política. 


           
Catedral




Fica a sugestão, se puderes viajar, faça, é uma terapia gostosa para as emoções!