sexta-feira, 28 de março de 2014

A vida é um eterno desafio. Desafie-se, sempre!

A vida é um eterno desafio. Desafie-se sempre! Isso é viver!!!
Antes de qualquer coisa é preciso ter vontade, fé e coragem. Siga em frente, e colha os resultados, os melhores possíveis.
Sugestão para leitura no estilo auto-ajuda:
Livro Nós Desfeitos de Nós: Desafios. - Iara Ladvig Budelon




Sobre o livro:
Tem por objetivo estabelecer com o leitor, um diálogo pautado em vivências pessoais e profissionais, as quais deram embasamento para o despertar de temáticas variadas que tangem a vida cotidiana de todos nós.
Todos buscamos a felicidade, aquela que está "dentro de nós", e que distraidamente, às vezes, não nos damos conta. Insistimos em buscá-la fora, em algum objetivo que acreditamos que nos faça feliz. Só conseguimos visualizar a verdadeira felicidade quando nos encontramos em nós mesmos, desatando "os nós íntimos" que ofuscam a percepção da realidade, muitas vezes,  levam a equívocos. 
Lembre-se, felicidade são momentos, assim como altos e baixos em nossa vida. Saber vivenciá-los com sabedoria é ter maturidade para alcançar o "bem viver". 
O ideal de vida quem constrói somos nós, de acordo com nossas crenças e com base em valores pessoais, culturais e vivências. 
Nós Desfeitos de Nós é um livro que faz pensar. Convida e motiva o leitor a realizar mudanças. Desafie-se!

À venda:  Livraria Saraiva  (Barra Shopping e Praia de Belas) Porto Alegre - RS
               Livraria Cultura  (Bourbon Country) - Porto Alegre - RS
               Livraria La Mancha - Santo Antônio da Patrulha - RS
               Livraria Noble Book - (Rua da Igreja) Tramandaí - RS

quarta-feira, 26 de março de 2014

Clínica Physios

http://www.clinicaphysios.com.br/





QUEM SOMOS

equipe Physios é composta por profissionais da área da saúde que atuam de forma integrada para proporcionar qualidade de vida, ou seja, equilíbrio entre corpo e mente. Nesse processo, a especialização na área de atuação juntamente com o comprometimento ético e a dedicação, fazem de cada profissional parte fundamental na busca pela excelência em qualidade de vida.

ÁREAS DE ATUAÇÃO



INOVAÇÃO EM ESTÉTICA !
Radiofrequência Hooke, Heccus, Endermologia e Peeling de Diamante estão entre as novidades oferecidas pela PHYSIOS.

Contato:
Clínica Physios - Fisioterapia & Disciplinas da Saúde
Rua São Manoel, 1261/303 - Bairro Santana 

Porto Alegre - RS
Fones:(51) 3377 5242 e (51) 8132 6843 



terça-feira, 25 de março de 2014

Fibromialgia: Tratamento através da Lemeterapia


Hoje fui a mais uma sessão de Lemeterapia (terapia corporal). Estou na 10ª sessão, e tenho gostado bastante, pois sinto a musculatura sendo trabalhada, principalmente os pontos dolorosos.
Tive a oportunidade de conhecer outra paciente, que vou chamar de "J", que como eu, viu na Lemeterapia uma resposta as intensas dores. Entre tantas alternativas que havia  experimentado, essa foi a única que trouxe resposta satisfatória ao enfrentamento da dor, permitindo  usufruir de momentos prazerosos da vida, sem aquela dor insistente, que não nos permite esquecê-la, pois a carregamos sempre conosco. Gostei de conhecê-la, fiquei imensamente feliz com os resultados que tem colhido, e tratando de fibromialgia, isso é superação. É o que mais desejamos!

O endereço da unidade Porto Alegre (RS):
Tratamento da Fibromialgia - Lemeterapia
Terapeuta: Glaúcia Herte Moraes
Endereço:
Rua Dr. Flores , 105 - sala 207. Fone: 51.9673-8375 (vivo)
Os endereços das demais unidades encontram-se no site http://www.fibromialgia.net.br/unidades.html




sexta-feira, 21 de março de 2014

Coragem para recomeçar todos os dias


Na estrada do tempo, peregrino na busca do meu melhor como pessoa e das possibilidades de viver bem. Quando se quer, pode ser possível, ninguém disse que seria fácil. Pode demorar, e até lá, preciso sobreviver as intempéries do tempo de convalescença. Uns dias de sol, outros, tempestade. São cíclicos, vitais, inerentes ao ser humano, sobrevive-se. Coragem para recomeçar todos os dias e ainda esboçar um sorriso da alma, estampado na face, retribuição de amor pelos que amamos. Isso é viver!!!

Perfil Psicológico do Fibromiálgico

"Segundo Daniel Feldman, acredita-se que a fibromialgia possa estar relacionada a traços de personalidade herdados, como o perfeccionismo ou a rigidez na manifestação do comportamento.
O perfil psicológico dos pacientes está associado à baixa auto-estima, perfeccionismo, autocrítica severa e busca obsessiva pelo detalhe, afirma Ulrich Egle da Universidade de Mainz.
São geralmente pessoas que têm um nível de exigência pessoal muito grande e que realizam muitas tarefas ao mesmo tempo, garante Linamara R. Battistella, médica fisiatra e diretora do CMR - ligado ao Hospital das Clínicas de São Paulo. São indivíduos que se auto-impõem ritmos de trabalho intensos e prolongados no tempo.
Os pacientes com fibromialgia são muito altruístas, estão sempre prontos a ajudar quem mais precisa, carregam o mundo nas costas, preocupam-se com tudo e com todos e se afligem com o fato de que ninguém se preocupa com os problemas como eles. Apresentam personalidade rígida, ansiosa e agitada, com inclinação à psicossomatização.
Segundo E. S. Rachlin, os fibromiálgicos possuem padrões elevados e exigem muito deles próprios e de outros indivíduos. São extremamente cautelosos, honestos, éticos, persistentes, trabalhadores e virtuosos. Têm uma performance exemplar no trabalho, sentem desconfortáveis nos períodos de férias, dedicam pouco tempo ao descanso e são patologicamente auto-confiantes."

Fonte: http://abrafibro.blogspot.com.br/2012/03/perfil-psicologico-do-fibromialgico.html

Viver um dia de cada vez



A cada dia, uma nova possibilidade de viver melhor, com menos dor, isso enche minhas expectativas. Na maioria das vezes, frustradas. Não é bem assim. Faço um tratamento alternativo realizado através de massagem corporal que trabalha os pontos de dor, onde os  músculos fragilizados são tratados. Exige muita paciência, e não devemos tomar nesse período de tratamento, relaxantes musculares, em função de mascarar a dor, e assim não sabermos até onde a terapia está realmente fazendo efeito. O objetivo é ter o controle da dor, tratar os pontos para que não venham a doer e deixar a medicação. No meu caso, fui bastante radical, além de ter deixado de tomar o Miosan (relaxante muscular), também a duloxetina, que exerce controle da dor e a faz diminuir, já que os fibromiálgicos sentem dor com mais intensidade que outras pessoas. Esse ato totalmente desapegado de remédios tem um preço, como tudo na vida, mas ainda é preferível dispensar a medicação, ao conviver com as reações adversas. É preciso ter coragem e fé, antes de tudo querer. O tratamento através da lemeterapia tem 95 % de chances de dar certo, espero fazer parte dessa estatística, tem muitas pessoas que não conseguem chegar ao fim do tratamento. Acredito que é importante perseverar e tentar, sempre, para não permitir que a dor tire o prazer de viver, e termine roubando a vida.

Ao acordar pela manhã, sinto a musculatura, muitas vezes, rija e com dor. Penso que o outro dia poderá ser melhor, e isso me faz acreditar e prosseguir firme. Quando a dor torna-se insuportável, tomo codeína, que ameniza a dor. Como toda a medicação, tem reações adversas, deve ser evitada, tomada somente como último recurso para aliviar a dor.

O ideal é viver um dia de cada vez, sem criar muitas expectativas, fazendo sempre por você mesmo o melhor. Fazer coisas que agrade, sentindo prazer ao fazê-las, pois é importante para melhorar o quadro da FMS, mesmo que às vezes pareça que o mundo interno vai ruir, e pensa que tudo está perdido, perguntando-se: Que chances tenho de viver com qualidade de vida com tanta dor? Se gostas da vida, lute por ela, a cada dia, instante, oportunidade... Sempre será testado a vida inteira, e se não fores forte o bastante, não conseguirás dar o primeiro passo.

Não se isole, pois a FMS faz isso, te deixa vulnerável socialmente. A dor é tanta, que acaba desejando ficar em um cantinho, bem quieto, esperando a dor ir embora, nem sempre vai, e fica contigo, te deixando a cada dia desanimado. É importante saber que tem várias alternativas, além dos medicamentos. Se quiseres continuar com os medicamentos, lembre-se que somente a medicação é insuficiente. É importante que tenhas atividade física moderada como a caminhada, nada que gere impacto na musculatura e venha causar ainda mais lesões, a natação, hidroginástica, pilates (moderado e específico), alongamentos, massagens relaxantes, acupuntura, entre outros que o médico poderá indicar para cada caso. Saia da rotina, procure amigos e converse, ao invés do isolamento. Sempre que puderes, viaje, embora nem sempre seja algo fácil para um fibromialgico. O fato de estar em outro ambiente que não seja em casa, poderá lhe gerar uma sensação agradável, quando for um lugar em que possas descansar, relaxar, contemplar a natureza, sentir a brisa tocando o rosto, uma sensação zen. É agradável! Melhor que ficar entre quatro paredes, padecendo de depressão, enclausurado na dor. Ela aprisiona, e se não cuidares, sentencia a morte em vida. Reaja sempre.

A dor está presente, nem por isso precisa desistir da vida. Continue vivendo um dia de cada vez, fazendo de cada dia um desafio para viver melhor. Teste  possibilidades!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Sou como a Fênix



Reinvente-se quando a roupagem da dor não lhe servir mais. A vida é feita de escolhas. Portanto, não perca tempo, faça da sua escolha a melhor: Você mesmo! Aposte tudo no bem-estar emocional, físico, mental e espiritual, que estão interligados.

Nem sempre irá encontrar um caminho cheio de rosas, às vezes, precisamos atravessar caminhos estreitos e espinhosos, mas compensa. Afinal, quem disse que seria fácil? Com boa vontade, perseverança, paciência e amor conseguimos alcançar muitas vitórias na vida. Lembre-se, antes de tudo, ame-se!

Terapia Corporal para Fibromialgia



A pior coisa a fazer frente a fibromialgia é acomodar-se na dor. Não adianta ficar lamentando-se, porque de nada vai nos ajudar, ao contrário, irá nos colocar para baixo.

Sabendo-se portador da FMS o importante é procurar conhecê-la. Para vencer o adversário em uma luta precisamos saber tudo sobre ele, qual a melhor forma de vencermos. É como devemos nos preparar para enfrentá-la. Entregar os pontos não é a saída para uma vida de qualidade, nos refugiando em medicamentos que amenizam o problema por um lado, mascarando-o, e por outro, acabam criando outros problemas de saúde, pois atacam rins, fígado, sistema nervoso, coração, etc. Efeitos colaterais desagradáveis e preocupantes, e depois de um certo tempo de uso contínuo, o organismo responde negativamente de alguma forma.

Como estava descontente com o resultado do tratamento medicamentoso, em virtude de continuar sentindo dores e com  efeitos colaterais bastante incômodos, pesquisei na internet tratamentos alternativos para a doença, onde  encontrei um site interessante, o Instituto leme:  http://www.fibromialgia.net.br/. Terminei fazendo contato com a unidade da minha cidade, Porto Alegre, e atualmente faço sessões de terapia corporal. Ainda não terminei o tratamento para falar da eficácia, mas no momento, estou satisfeita, ciente que é preciso ter muita paciência e perseverança. Toda pessoa que se propõe a ter qualidade de vida, é porque certamente não desistiu dela, e pretende realizar muitas coisas, ter a vida normal de volta, o trabalho, as atividades que lhe davam prazer, então nem preciso dizer, que não se mede sacrifícios, e nem perde-se tempo divagando. É preciso acreditar em dias melhores, ensolarados, coloridos e perfumados ao lado das pessoas que amamos. 

A proposta da Lemeterapia enche os olhos e o ânimo, segue abaixo:

"O tratamento natural para Fibromialgia que faz você voltar à vida normal, sem dores e sem medicamentos. Com a Lemeterapia, tratar casos de Fibromialgia se tornou realidade. Sendo uma terapia manipulativa corporal de última geração muito duradoura. Desenvolvida especificamente para casos de Fibromialgia, ela é de aplicação suave, não faz uso de medicamentos, agulhas, ervas ou métodos que provoquem riscos ou efeitos colaterais. Temos unidades com profissionais de saúde treinados pelos autores da Lemeterapia espalhados por todo o Brasil e também em Portugal."


Chegou de mansinho, e me abraçou.



Em junho de 2013, tive dores generalizadas e pertinentes por todo corpo, parecia  uma virose. Sentia cansaço, e sem ânimo para nada. Passei a semana inteira e as que seguiram, praticamente deitada, esperando que o cansaço fosse embora. Isso durou quase um mês, e quase reprovei por faltas na faculdade. O cansaço era meu companheiro, assim como dores na musculatura, principalmente nos braços, ombros, costas, pescoço e joelhos, e começaram a fazer parte da minha rotina.

Um dia, em uma viagem a serra gaúcha, acabei consultando na emergência de um hospital, pois ao chegar na cidade, as dores aumentaram, ficando quase insuportável., quando fui medicada com um relaxante muscular. Naquele momento não sabia, mas o frio piora as dores musculares. Relatei ao  médico plantonista, a dor intensa que estava sentindo nos ombros e pescoço, e que achava ser torcicolo, pois não conseguia virar o pescoço. Depois de ouvir atentamente minha queixa, disse que a contratura foi involuntária, e que suspeitava ser fibromialgia. Encaminhou-me ao reumatologista, para uma avaliação. Após os exames laboratoriais, que não foram poucos, o reumatologista concluiu o diagnóstico: fibromialgia.

Doença assustadora, a fibromialgia chega silenciosamente, massacra, travando um duelo de resistência e paciência, parecendo sempre, sair vencedora. Para combatê-la, medicamentos como a Duloxetina e Miosan, nem sempre respondem com 100% de eficácia. O reumatologista foi taxativo: "Não tem cura". Parecia uma sentença, quase mortal, senão. Senti minha vida sendo roubada pela dor. Bem-vindos ao cotidiano de um fibromialgico.