Atualmente, a fibromialgia atinge milhares de pessoas no mundo todo. Ela se caracteriza por dores crônicas, fadiga, distúrbios do sono, confusão mental ou cognitiva, depressão e pontos dolorosos ou sensíveis por todo o corpo.
A medicina convencional ainda não descobriu a causa da fibromialgia e por isso, só pode controlar os sintomas através de medicamentos para a dor e antidepressivos. Por isso, o que eu recomendo é um tratamento terapêutico, em conjunto com o seu médico.
De acordo com a Dra. Amy Myers, algumas das principais causas da fibromialgia e que muitos desconhecem são:
1. A intolerância ao glúten
Glúten está relacionado à mais de 55 doenças e muitas vezes pode-se demorar anos para descobrir que tudo começou por causa do glúten. Isto porque, muitos dos sintomas ligados ao glúten não tem origem digestiva e sim neurológica, tais como dores, perturbações do sono, problemas comportamentais, fadiga e depressão.
2. Crescimento da Candida
Candida é um fungo que geralmente vive em nosso organismo, até ai tudo bem, o problema é quando essa população de fungos cresce muito de uma hora para a outra. Isso acarreta na quebra da parede do intestino, penetrando assim na corrente sanguínea, liberando toxinas no corpo e causando vários sintomas desagradáveis, como confusão mental, fadiga, problemas digestivos e dor. Quase todos as pessoas com fibromialgia, já tiveram algum (ou todos) destes problemas.
3. Tireoide
É de extrema importância que seu médico faça todos os exames para verificar se você não tem nenhum problema relacionado à tireoide. Isso porque, sintomas como o cansaço, confusão mental, distúrbios de sono e depressão, estão relacionado à tireoide e quanto mais cedo descobrir, melhor, pois assim a pessoa poderá fazer o tratamento adequado, para desta forma eliminar estes sintomas.
4. Deficiências de vitaminas
Deficiências de magnésio, vitamina D e vitamina B12 são as mais comuns nas pessoas que foram diagnosticadas com fibromialgia. Existem muitos casos de pessoas que reverteram os sintomas de fibromialgia utilizando somente magnésio, por exemplo. Por isso, se possível, solicite ao seu médico exames para descobrir como está o seu nível de magnésio.
5. Super crescimento bacteriano no intestino delgado
Qualquer pessoa possui bactérias no organismo, o problema começa quando elas saem do equilíbrio. Por utilizarmos muitos antibióticos ou por termos uma dieta rica em açúcar, podemos perder a nossa capacidade de digerir e absorver nutrientes, especialmente a vitamina B12. O glúten também pode causar problemas intestinais e até levar a outras intolerâncias alimentares, é como um ciclo vicioso. Por isso, uma das primeiras coisas a se pensar quando se tem fibromialgia, é em como está o funcionando.
6. Toxicidade do mercúrio
Caso você tenha restaurações dentárias de amálgamas, recomendo que você vá ao dentista e peça para que ele tire o mais rápido possível, isso porque você pode sofrer intoxicações provenientes do mercúrio. Ele pode ser um pedaço do quebra-cabeça para as pessoas com fibromialgia.
7. Fadiga adrenal
Fadiga adrenal é um resultado do estresse crônico. A dor crônica é um estresse para as glândulas supra-renais. O estressor inicial, geralmente tem ligação com intolerâncias alimentares, Candida, toxicidade do mercúrio, deficiências vitamínicas ou micotoxinas. O objetivo, é encontrar a causa do estresse e corrigi-lo.
8. A deficiência de glutationa
A glutationa é a parte mais crítica do sistema de desintoxicação do nosso corpo. Ela é reciclada em nosso corpo – a menos que a nossa carga tóxica fique muito alta, ou nos falte as enzimas necessárias para a reciclagem e produção de glutationa. Você pode encontrar muitos alimentos com esta substância, entre eles estão o morango, o melão, o espinafre, a melancia, entre muitos outros. Caso você opte por alimentos com esta substância, a fadiga gerada pela fibromialgia, pode melhorar drasticamente.
9. Dor crônica nas costas ou no pescoço
Muitas vezes as pessoas com fibromialgia, confundem uma dor de pescoço ou costas com um simples problema de coluna e com isso acabam adiando uma consulta, para verificar o real problema.
Como você pode ver na lista acima, muitas dessas causas estão inter-relacionadas e muitas vezes não há uma causa única da fibromialgia. Ir até a raiz do problema, pode ser complexo, por isto, eu recomendo que você encontre um médico e se trate em conjunto com um terapeuta holístico. Você não precisa sofrer desnecessariamente ou mascarar os sintomas com analgésicos e antidepressivos.
Compilado do site: http://terapiasparatodos.com.br/9-causas-da-fibromialgia-que-possivelmente-voce-nem-imagina/
Nenhum comentário:
Postar um comentário