Um estudo na Espanha em colaboração com a Associação dos Celíacos de Madri, pretende estabelecer a relação entre a fibromialgia e a sensibilidade ao glúten.
Algumas pessoas que sofrem de fibromialgia manifestam uma clara sensibilidade ao glúten e sua evolução é favorável quando eliminam o glúten da dieta.
Uma das questões que se pretende esclarecer com o estudo é se estas pessoas são celíacas já que frequentemente não chegam a apresentar atrofia das vilosidades intestinais ( característica dos celíacos), mas simplesmente uma alteração destas e apresentam resultados negativos para os testes usuais de identificação da doença celíaca.
Os pacientes que participam do estudo são pessoas com diagnóstico prévio de fibromialgia, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, enxaquecas e depressão e que não apresentaram melhora com os diferentes tratamentos a que foram submetidos.
Os resultados iniciais mostram que cerca de 50% experimentaram uma clara melhora com uma dieta sem glúten.
Por Marcia Felipe
http://wp.clicrbs.com.br/viverbem/2013/01/22/fibromialgia-esta-doenca-pode-estar-relacionada-a-sensibilidade-ao-gluten-2/?topo=67,2,18,,,67
Nenhum comentário:
Postar um comentário